sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O hiperrealismo de Ron Mueck


Mais uma vez venho tratar sobre o hiper-realismo, ultimamente tenho pesquisado bastante sobre esta estética e me deparado com vários artitas incríveis, um deles é Ron Mueck. O hiperrealismo é uma corrente relativamente jovem, surgindo por meados do séc. XX, a partir do fotorrealismo. As obras são extremamente realistas criando a ilusão de uma nova realidade na pintura e na escultura.

Ao visitar uma das exposições de Ron Mueck a sensação deve ser de estar em uma terra de gigante ou de miniaturas, pois suas obras nunca são em proporções humanas. Mueck é um artista Australiano, nascido em Melbourne em 1958, iniciou sua carreira confeccionando marionetes para um programa de Tv, algumas de suas marionetes podem ser vistas no filme Labyrinth – 1986 e em Sesame Street – Vila Sésamo.

(Labyrinth, 1986)


Vale ressaltar que ele tem possui um talento nato pois ele jamais teve acesso a uma formação artística acadêmica, Ron exerce sua profissão como escultor na Inglaterra.
Uma característica marcante em suas obras é a expressão facial dos modelos, sempre há uma fragilidade humana que imprime nas figuras esculpidas e o olhar quase sempre longe e pensativo, distraído e até meio triste.


Quanto ao material utilizado nas obras, no início Ron se valeu do látex devido a textura mais parecida com a do corpo humano, porém após um tempo ele queria um material com um tom mais rosado e semelhante a cor da pele, então descobriu a resina de fibra de vidro que se tornou a principal matéria prima de suas esculturas. Os pelos e cabelos – naturais, são colocados um por um, e dão a impressão de que estão realmente crescendo.


Uma de suas maiores esculturas possui cerca de cinco metros de altura, a escultura Boy 1999 foi exposta na Bienal de Veneza. Em 1999, a National Gallery de Londres, uma das mais famosas e prestigiadas do mundo, condecorou Ron MUeck como Artista Associado devido a qualidade impressionante de sua obras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário