quinta-feira, 23 de agosto de 2012

John Williams e suas trilhas sonoras



John Williams é um considerado um dos maiores compositores da história, possui grande destaque pelos seus concertos e obras eruditas, mas o que mais eleva a carreira de Jonh são suas composições para trilhas sonoras de diversos filmes, principalmente os de Steven Spielberg . É atualmente o compositor norte-americano mais premiado da história da música cinematográfica e já recebeu até hoje, 47 indicações ao Oscar, ganhou cinco vezes e é o segundo artista com maior número de nomeações, ficando somente atrás de Walt Disney com 59. Além de tudo isso, já foi indicado 21 vezes para Golden Globe Awards, dos quais faturou 4 e obteve 59 indicações para o Grammy, onde acabou ganhando 20.


Breve histórico de vida: “John Towner Williams nasceu em Long Island, Nova Iorque no dia 8 de fevereiro de 1932 e rapidamente, em meados da década de 50, aos 18 anos, já se destacava como um grande talento promissor na Julliard School of Music – um dos principais conservatórios de dança, música e dramaturgia do mundo – exibindo já então em seucurriculum um primeiro concerto para piano. Ainda na metade desse decênio, migrou para a Califórnia e foi buscando conquistar espaço na vertente cinematográfica e, após alguns ofícios como pianista, trabalhando para mestres como Alfred Newman (Heaven Can Wait, 1943) e Bernard Herrmann (Citizen Kane, 1941) conseguiu chegar à orquestração magna de trilhas sonoras de alguns filmes em sua totalidade. Em constante ascendência, atingiu o auge de sua carreira durante o decorrer da década de 70, período no qual teve início um vínculo, uma espécie de “contrato”, com ninguém menos que Steven Spielberg, diretor com o qual trabalhou em sucessos arrebatadores.”

Acredito que quase todos que lerem esse texto jamais ouviram falar de Jonh, porém é quase impossível nunca ter ouvido uma de suas composições, se alguém lhe perguntasse quais as trilhas sonoras mais marcantes do cinema, provavelmente no mínimo uma seria de Jonh, vai dizer que você não se lembra do voo do super-homem em companhia da famosa melodia que parecia sustentá-lo no ar; podemos também logo lembrar de Darth Vader de sua entrada triunfal com a contundente “Marcha Imperial” ou relacionar alguma sensação de aventura com Indiana Jones.


Deparei-me com John após assistir o filme Memórias de uma Gueixa, filme que possui uma trilha totalmente composta por melodias orientais. Flautas, cítaras, violinos e tambores são alguns dos instrumentos de destaques para criar tal sonoridade (vale ressaltar que ela foi premiada com o Globo de Ouro em 2006). Eu não tinha conhecimento sobre a obra de Jonh, mas sempre gostei de concertos, por mais que eu gostasse da trilha ainda não havia parado para pesquisar quem era o tal compositor. Fui atrás desta trilha imaginando que seria uma composição originalmente oriental e eis que me deparo com Jonh, o mago das trilhas sonoras, um dos maiores compositores que já pude ver. Dentre meus arquivos ainda tenho composições flamencas, melodias com estilo medieval, tangos, etc. O cara é muito gênio.

Confira a música Brush on Silk: http://www.youtube.com/watch?v=_XFMMYo0dVE

John William conheceu o diretor Steven Spielberg em 1974, isto foi o marco para a carreira de ambos, Spielberg estava impressionado com seu talento e estava convencido de que Williams poderia compor a música tema para o filme “O Expresso Sugarland”, filme que estreou sua direção no cinema. Um ano mais tarde eles uniram-se novamente, agora para o filme Tubarão, sua composição considerada “sinistra” lhe rendeu seu segundo Oscar. Esta relação de amizade rendeu a trilha da maioria dos filmes de Spilberg como Jurassic Park, Jaws, Schindler's List e recentemente Cavalo de Guerra.

( John William e o diretor Steven Spielberg)

Também é parceiro do cineasta George Lucas, sendo o autor das famosas trilhas das bem sucedidas séries cinematográfica Star Wars e Indiana Jones. Outras trilhas famosas de autoria de Williams são a dos três primeiros episódios da série Harry Potter e a trilha do primeiro filme do Superman estrelado por Christopher Reeve.

A principal característica que o trabalho de John Williams foi assumindo em seus diversos trabalhos é fazer com que a melodia se torne totalmente impactante, onde sempre que alguém a ouvisse logo evocasse o personagem central da obra, neste caso uma referência por associação instantânea. As músicas são fortes, triunfais e de fácil assimilação, essa característica gerou um benefício para o diretor e para o compositor, pois o espectador está recordando o trabalho de ambos. Dessa forma, com melodias bonitas e bem trabalhadas, sua música era tanto apreciada por espectadores menos exigentes como valorizadas por aqueles acostumados a uma harmonia mais academicista, tornando-se um mundo sonoro a parte do filme. A esta característica denominamos técnica Wagneriana do leitmotiv, que consiste em identificar um personagem, um objeto ou uma ideia através de um motivo musical.

A popularidade da obra de John lhe rendeu algo inédito: vários dos seus álbuns atingiram os primeiros lugares nas paradas, ficando lado a lado com as estrelas pops do momento. Por exemplo, o álbum com a música de Guerra nas Estrelas, em apenas seis meses, vendeu dois milhões de cópias. Pops in Space (1980), a sua primeira gravação com a Boston Pops Orchestra, chegou ao 20º lugar na tabela de vendas do Natal de 1980.

Confira uma lista com toda a sua filmografia, indicações ao oscar e ao Globo de Ouro:
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Williams

Este vídeo trás um tributo a John, a orquestra toca em sequencia suas composições para vários filmes, a imagem está meio ruim, mas o áudio está bom:
http://www.youtube.com/watch?v=H3wxz__QKT8&feature=player_embedded

Star Wars - Marcha Imperial:
http://www.youtube.com/watch?v=Ce07wUVsBHU

Tubarão:
http://www.youtube.com/watch?v=bxjwQ9g62Mo

A Lista de Schindler:
http://www.youtube.com/watch?v=rJNInqZG2XI

Indiana Jones:

http://www.youtube.com/watch?v=ZOcoxo0llN0

Superman:

http://www.youtube.com/watch?v=BjIlBoGrVJM

Jurassik Park:

http://www.youtube.com/watch?v=oEZh88vz8b8

Going to School- Memoirs of a Geisha
http://www.youtube.com/watch?v=tdqBZoD6pWI

E

Nenhum comentário:

Postar um comentário