sábado, 29 de dezembro de 2012

Poema - Braços de Shiva (Bruno Leal)

Todos nós conhecemos pessoas que escrevem, seja uma crônica...uma literatura de cordel, uma poesia..enfim. Mas poucos de quem conhecemos e já tivemos a oportunidade de ver a obra pode se tornar relevante para nós. Aqui falei de um modo geral, em meu círculo de amizade tenho amigos que escrevem, seja sobre astrofísica ou seja sobre amor, mas um amigo meu chamado Bruno Leal é o destaque de minha admiração.

Primeiro que o Bruno escreve poesia em forma de poemas, e todos que me conhecem sabem meu apreço por poemas, venho acompanhando seus poemas na sua conta do PROPOST e são fascinantes. Bruno é só um carinha introspectivo, engraçado, que gosta de música escandinava, magrelo, branco, de óculo que passou em 1º lugar na minha turma. Este é o link do perfil de Bruno no PROPOST:

http://www.propost.com.br/autor/joeltoad


Seu último poema publicado, vejam a qualidade da obra, bela e interessante em sua abordagem alegórica ao tratar de Shiva, o deus Hindu da renovação e da destruição, perceptível que o escritor possui conhecimento após leituras sobre o tema:

<i>Braços de Shiva
Nossa linha horizontal nunca pendeu
Não enquanto não percebia meu jeito
De entender as coisas pela metade
Inclusive gostar pela metade
Amar pela metade
Metade de mim estava criando mundos
Eu sou de criação e você destruição
Outra metade tentava te segurar a mão
Enquanto um pássaro cantava,
Encantava e eu me perdia
Eu sou quadro emoldurado e você é tiner
Eu sou os segundos e você é as horas
Eu sou uma mãe e você era um aborto
Eu era disperso, mas você
Sempre foi absorto
Eu sempre fui tambor e você era chama
Fomos criados dos lados opostos de Shivá
Eu sou abhaya mudrá e você tromba paquiderme
Varuna e Surya lamentavam o tempo
Que nos deixava inermes
Estou criando novamente e você destruindo
Somos complemento da existência da vida
Quem sabe conseguiremos alcançar o nirvana
Nunca satisfizemos o kama
Talvez sós precisemos um do outro novamente
Não mais para destruir ou criar,
Mas somente transformar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário